English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 25 de agosto de 2012

TRABALHO HIEROFÂNTICO III




“Quem sou eu?”        

               O Autoconhecimento, modéstia dizer, é uma das maiores ferramentas que uma pessoa pode ter em mãos. Apenas através de conhecer a si mesmo, você irá notar o seu potencial infinito de criação – e de destruição. É de suma importante conhecer todos os aspectos qualitativos que possui em si, para assim conseguir seguir uma linha de vida mais apropriada, tirando um aproveitamento maior de suas capacidades naturais e intuitivas. Conhecer a si mesmo é o único modo de entende que tudo que você é, e se limita a ser e que não passa de uma auto-sugestão confortável e preguiçosa de inanição. As pessoas, e principalmente o Ego, tem medo de mudança, medo de evoluir, medo de crescer. O Ego quer ser sempre criança, e resiste ferozmente quando suas necessidades não são satisfeitas, ele quer colo, mas não te permite largar por algum segundo, mas assim como a maioria dos recém nascidos, são muito bonitinhos, fofos, confortáveis, mas dentro reside uma auto-ilusão de si mesmo, eles podem chorar, te acordar três horas da manha, e podem te tirar dos nervos se você não quiser mais cuidar dele.
              O Conhecer a si mesmo, se da principalmente na Esfera Negativa. Apenas conhecendo profundamente todos os seus defeitos, é que você irá entender o porquê de os aspectos exteriores estarem dando errado. É apenas obvio que uma pessoa que é Insegura, não terá segurança para realizar nada, e ainda vai além, culpam algum deus ou destino pelo seu fracasso, quando carece em perceber que suas fraquezas são criadas por ela mesma. O Ego é esperto, e ele requer sempre toda a sua atenção.
              Mas uma vez que este Conhecer se torne algo habitual, você estará fadado à iluminação, reconhecer e admitir todos os seus defeitos é o único modo que você tem para combatê-los: Aceitando quais são. Porém, é necessário advertir que apenas o conhecimento de seus defeitos não te torna uma pessoa melhor ou pior, te torna estático, você tem o conhecimento disto, mas se não fizer uso, a responsabilidade é sua. O Objetivo Maximo de seus defeitos consiste no momento em que você assimilá-los completamente e conseguir através de esforço, disciplina, conhecimento e Vontade torná-los em Virtudes. O Clamoroso se torna Tranqüilo. O Inseguro se torna Confiante. O Preguiçoso se torna Disciplinado. Este é o Verdadeiro controle da mente que Sun-Tzu quis nos mostrar.
                A primeira instancia pode parecer confuso entender a idéia de como as coisas realmente são. Mas, através do estudo minucioso de suas qualidades e defeitos, você por si só começara a conceber que tudo é mutável. Tudo pode se transformar. Nada é Verdadeiro. Quando você entender que todas as suas qualidades negativas podem ser transmutadas no desejo que você quiser, você irá perceber que possui em mãos um pedaço valioso do Mercúrio dos Filósofos. A Arte da Transmutação Alquímica é uma chave valiosa que pode ensinar muito uma pessoa que inicia a viagem de Auto Conhecer a si mesma.

                                                        DESAPEGO MATERIAL


                         Para ser capaz de evoluir, principalmente nesta época tão materialista e racional que nos encontramos, precisamos cultivar o desapego material. Precisamos entender que existem coisas mais importantes do que Dinheiro e Posses. Apenas o Ego lucra com isto. Quem é pobre, egóicamente deseja riqueza como um meio de saciar o grande vazio que sente dentro de si, se conquistam esta riqueza, podem se sentir felizes por um curto período de tempo, e logo voltam a se sentir tristes como antes. Se alguém é rico, muito comumente se sente vazio por dentro também e procura gastar para tentar nutrir este imenso vazio.  Felicidade é um estado de espírito interior, e não uma lista de fatores e objetos externos que irão saciar esta necessidade.
                         A questão é que apenas o Ego está lucrando nesta brincadeira. O Ego gosta de possuir, pois possuir significa exclusividade, e exclusividade significa Personalidade Individual. Precisamos começar a enxergar e compreender que posses materiais são apenas objetos, não possuem um verdadeiro valor além daquele que nosso Ego lhe atribui. Tudo aqui é pó. Todos os seus objetos, roupas, casas e comida um dia irá virar pó. Até mesmo o seu corpo está fadado a ser o petróleo de uma geração futura.
                          Não estou aconselhando a que começássemos a viver em florestas, mas sim que tenhamos uma consciência maior a respeito do materialismo. As grandes empresas dão uma importância maior ao dinheiro  do que a segurança e vida dos empregados. Dinheiro não pensa, dinheiro não fala. Nós o fazemos, e deveríamos tratar a nós mesmos como o bem mais valioso de todos. Ser um obcecado pelo materialismo é estar obcecado pela ruína. E isto nunca acaba bem. Algumas pessoas que perderam grandes quantidades de dinheiro se suicidaram por desespero. Esta é a maior tragédia, é a pessoa pensar que o Dinheiro é o bem mais valioso que ela possui, quando na realidade é o seu Ser. Se não fosse o Ser, jamais seriamos nada e jamais teríamos a capacidade a dar valor a uns pedaços de papeis.
                          Enquanto o Ego fala: Compre o máximo de coisas pois assim me sinto cada vez mais especial e individualizado, o Ser fala: Tudo o que tu fazes enriquece o meu espírito! Por que é que somos tão apegados a pedaços de coisas? Como é que podemos afirmar que a vida de um mendigo vale menos que a vida de um burguês? A que ponto chegamos que literalmente julgamos e rotulamos as pessoas pela quantidade de papel que elas possuem em suas contas bancárias? Para o Ser pouco importa se você é um Rei ou um Mendigo. O que importa para o Ser é o aprendizado e sabedoria que você conquistou em vida, este sim é o verdadeiro Ouro. Deste planeta não levamos nada quando morremos, além desta grande bagagem espiritual. Devemos dar Valor a isto, e não a moedas que foram criadas para controlar a humanidade.
                        O Ego é mesquinho. Gostamos de guardar coisas velhas, pois o Ego acha que um dia pode acabar precisando disto, e você terá jogado fora. Acha que você é literalmente obrigado a guardar certos objetos pois tiveram algum valor sentimental no passado. Tudo isto é falso e são grilhões que nos deixam presos a nosso passado. Não devemos viver assim, devemos ser cada vez mais leves e livres a respeito de como vamos seguir nosso caminho ao Futuro, e não ficar remoendo eventos do passado que mexeram conosco. Precisamos vencer este Materialismo exacerbado que coloca uma etiqueta em nossas testas, isto não está certo.
                      Apegar-se a uma posse material é criar uma algema entre você e ele. E de onde têm apego, é gerado sempre a dor da divisão. Quando cria apego, a separação é o pior sentimento, mas fora você quem prenderá ele a teu ego por primeiro. Que a dor da divisão é como a dor pelo nada, e a dissolução é o amor por tudo! Aquele que não se apega a nenhuma posse material tem o mundo a seu dispor. Ama a tudo, não possui preferências e é sempre indiferente, e isto gera uma sobriedade que torna Viver muito mais prazeroso e agradável. Foi-se a época em que sua casa era seu bem de valor mais precioso, seu bem mais precioso agora é o seu Ser e o seu Espírito Imortal, e é com ele que deves gastar sua energia e vigor antes que seja tarde demais. Ser é alegria pura! Apenas  sentimos dor quando criamos laços com algo além do nosso Ser. Quando fazemos as marcas do espaço dizendo que são um ou muitos, é aí que voluntariamente nos dispomos a sentir a dor da divisão. Existência é alegria pura, todos os restos são meras sombras que passam, este é o Grande Segredo que devemos aprender a cultivar.
             
                                                           DESAPEGO EMOCIONAL


                           Precisamos desesperadamente aprender a arte do desapego emocional. Não é saudável para nossos corpos e espíritos agir de modo a estar preso a emoções. Devemos estar sempre leves e  alegres, e as emoções são fardos que muitas vezes nos sentimos na obrigação de carregar, muitas vezes fardos que não são nem nossos.
                           Nosso Ego é perito em se fazer de vítima. O Ego adora quando está no centro da história, por melhor ou pior que seja. É por isso que sempre que algo ruim acontece, temos uma capacidade extraordinária para achar culpados além de nós mesmos e fazermos uma enorme palestra de como somos os coitadinhos da situação. O Ego adora se sentir triste pois isto lhe da um senso maior de individualidade, torna ele o centro do universo, mesmo que por alguns minutos & mesmo que seja com algo negativo.
                           Não devemos ser rancorosos também. Devemos perdoar todas as pessoas que já nos ofenderam. Guardar mágoas e rancores é carregar um peso desnecessário e que tornará mais difícil nossa iluminação. De que adianta guardar ressentimentos de alguém? Decididamente não irá te fazer sentir melhor e muito menos irá resolver alguma coisa, além de te deixar constantemente aflito em relação a esta pessoa e a situação que aconteceu. Por outro lado, Perdoar é Divino. Perdoar é libertar essas amarras que te prendem a algo ou alguém, é libertar a pessoa e automaticamente libertar a você próprio! É simplesmente parar de fazer o joguinho de vítima do Ego e viver e deixar viver. Não devemos guardar rancores. O amor que negamos é a dor que nos dilacera.
                            Devemos também sobretudo parar de querer controlar todas as coisas e todas as pessoas. Por algum motivo pensamos que mandamos nas pessoas, nos nossos amigos, nos irmãos ou filhos. Colocamos tanta carga emocional que é como literalmente obrigássemos a pessoa a agir do modo que queremos. E não se engane: ninguém é perfeito e ninguém irá agir exatamente como você espera. E quando isto acontece, gera a decepção da expectativa e disto vem ainda mais dor! Não devemos projetar nossas expectativas sobre as pessoas. Não precisamos e nem devemos viver da maneira que outras pessoas querem ou esperam que vivamos. Não devemos seguir o caminho de nossos pais. Não devemos querer sempre corresponder com a idéia que projetam sobre nós. Somos Seres Livres & Pensantes e devemos estar sempre libertos.
                             Os pais que criam imensas expectativas sobre os filhos, geralmente se desapontam quando os filhos descobrem o que querem por si só. Então inconscientemente os pais ficam frustrados e começam a projetar suas frustrações, dizendo que ele nunca será ninguém, que nunca será melhor do que ele, ou que ele é um fracasso. Isto é apenas um apego emocional também, e deve ser destruído. Devemos dar apoio a quem amamos, e não impor idéias e sentimentos sobre elas.
                              Devemos imediatamente parar de querer Saber & Controlar todas as coisas. Precisamos compreender que vivemos em um Universo onde existem muitos mistérios. Precisamos começar a aceitar & deslumbrar estes grandes mistérios ao invés de possuir medos insensatos. Não devemos temer a Morte. Temer a Morte é temer o Inevitável, e temer o inevitável é o pior dos medos. É o medo sem solução, sem fuga ou remédio. Devemos compreender que a Morte é parte da Vida. E a Vida é parte da Morte. Enquanto estamos vivos, nós Somos, e quando morremos e deixamos de Ser, então nada mais disto importa. A Morte é como antes de você ter nascido.
                              Devemos ficar cada vez mais leves das cartas emocionais. Elas são pesadas. Nos puxam para baixo pelo estomago e gira nossas entranhas pelo medo do inevitável. Precisamos aprender a cultivar o Amor pelo Planeta. O Amor pelo próximo. O Amor pelo Bem, pela Sabedoria e pela  Compreensão. Devemos enfaticamente reconhecer estas coisas como processos do Ego para controlar o nosso Ser e nos deixar presos na ilusão da Individualidade. Precisamos desvendar estes sintomas do Ego, que são como uma doença em nosso espírito e nos purificar para que sejamos capazes de ascender. Aquele que não aprende com os erros está fadado a cometê-los novamente.

 -Avgvstvs Delerium Kindred XIII° -

Nenhum comentário:

Postar um comentário