English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 25 de agosto de 2012

TRABALHO HIEROFÂNTICO I



A GRANDE OBRA

                      A Realização da Grande Obra é o objetivo daqueles que trilham o caminho das Artes Ocultas desde o primórdio dos tempos. A ascensão do Corpo e do Espírito através da realização mental é como a separação do joio e do trigo. É o grande trabalho Alquímico aonde transmutamos o pesado Chumbo Saturnino no leve Ouro Solar.
                     É inquestionavelmente um trabalho Mental, Silencioso e Interior, requisitos básicos para trilhar tal caminho. Entretanto, por ser uma transformação interior, não significa que seja uma transformação mais simples, muito pelo contrário. Se quiséssemos mudar exteriormente seria fácil, bastaria que trocássemos de emprego, conhecêssemos pessoas novas, usássemos roupas diferentes, freqüentássemos outros lugares e etc. Agora por outro lado, desvendar padrões condicionados, reconhecer o ego e toda sua carga mental, largar mão de vícios, transformar defeitos em virtudes, adotar uma perspectiva superior e otimista, aprender a ser sincero consigo mesmo  e enxergar o que nem sempre queremos enxergar, este é o verdadeiro desafio.

                                                               A FUNDAÇÃO

                      Possuímos em nossa psique, algo que geralmente os Ocultistas  costumam se referir como A Fundação. A Fundação é como uma estrutura da nossa personalidade. É como o alicerce do nosso Ego. Saber reconhecer os mecanismos desta Fundação é de grande importância para aprender sobre si mesmo e conseguir fazer a realização desta Grande Obra.  Esta Fundação é como um grande acervo de Informação-Formada sobre como enxergamos a realidade e sobre como nos relacionamos com ela. Por exemplo, na Fundação de alguém pode estar “Registrado” que Maltratar os Animais é errado, e isto iria desencadear varias reações na própria personalidade da pessoa, ela pode  se tornar vegetariana, ativista pelo direito dos animais, vegana e etc.
                     O Lado Ruim desta Fundação, é que infelizmente não é tão fácil assim como parece, exatamente por que ela não é construída a nosso bel-prazer. De fato ela serve ao Ego e a Personalidade como ferramenta de individualização. Então a maioria dos “Registros” desta Fundação é irracional, devido a traumas, experiências e escolhas pessoais, com grande parte advinda da própria infância. Isto se torna um verdadeiro problema no instante em que fazemos uma identificação negativa. Por exemplo, um garoto mimado que teve tudo na vida do jeito fácil e aprendeu que não precisava lutar por nada, pois sempre ganharia tudo mastigado. Este garoto quando crescer terá um Registro em sua Fundação de que não precisa lutar por nada, então qualquer Realização que precise de um esforço maior, ele simplesmente vai desistir antes mesmo de chegar perto de Realizar. Isto é tristemente um fato e um exemplo de como a Fundação pode ser algo muito negativo.
                     Mas a Fundação vai além destes mecanismos de ego. Qual é a diferença entre um Pacifista e um Terrorista? Sua Fundação. O Terrorista tem determinados princípios que são incoerentes para o Pacifista e vice-versa. São dois seres humanos com capacidades intelectuais para fazer a mesma coisa, o que difere entre elas são os seus princípios e noções de Certo e Errado, isto também faz parte da Fundação de uma pessoa. Uma pessoa que tenha uma Fundação de Paz e Amor poderá se tornar um Hippie, uma pessoa com uma Fundação com Ódio e Revolta pode se tornar um Terrorista. O que difere são apenas os Conceitos. A Máquina que Cria e Modela conceitos se chama Mente. Aprender a perceber como fazemos essas identificações e associações de conceito é o primeiro passo para aprender a modificar nossa própria Fundação.
                                                                   MAESTRIA

                   O Iniciado que não busca a Iluminação é porque já a encontrou, e se não a busca, então o que quer que faça não é assim muito importante.
                   Reconhecer que se busca a Iluminação e a Maestria é o primeiro passo do Iniciado que segue o Caminho. Isto também significa afirmar que você não é o que gostaria de ser. Oras, se busca pela Maestria então é obvio que ainda não é Mestre. Entretanto, estar no Caminho da Maestria é estar no Caminho da Auto-Transformação. Isto é simples de compreender pelo fato de que sempre que adquirimos um conhecimento, nos tornamos uma pessoa nova. Existe uma velha metáfora perfeita que diz  que nunca é possível entrar no mesmo rio duas vezes, pois na segunda você e o rio já se transformaram. Isto é fato e é exatamente assim que se dá a ascensão aos níveis superiores.
                    Se você estivesse em um alto nível evolutivo agora, seria capaz de ver auras e campos magnéticos. Ora essa, se você não pode isto significa que tal poder mágico não condiz com seu estado de Ser, e você nunca conseguirá tal poder enquanto continuar a Ser o que é neste momento. Isto quer dizer duas coisas. A primeira é que tu ganhará Sabedoria e Poderes Mágicos quando tu não fores mais o tu de agora. A segunda é que ascensão e desenvolvimento espiritual é constante transformação do Eu.
                    Chegamos em um ponto em que encontramos duas poderosas runas mágicas, e como runas mágicas, possuem a capacidade de enganar os incautos, mas aqueles que souberem utilizar delas poderão conquistar grandes riquezas intelectuais e espirituais.  A Primeira Runa nos diz que conquistaremos Sabedoria, Conhecimento, Poder Mágico, Saúde e Riqueza quando nós não formos nós mesmos. (Quando que você não é você mesmo? Quando que eu não sou eu mesmo?) A Segunda Runa mágica, que advém da Realização desta primeira Runa, nos ensinará que a Personalidade é a Verdadeira Ilusão, e que o Ser (O Eu Sou) é Imortal.

                                                     PRIMEIRA RUNA MÁGICA

                  É fácil compreender como é o poder e como é utilizada esta primeira Runa. Ela  diz que conquistaremos Sabedoria e Compreensão quando nós não formos nós mesmos. Vamos pensar um pouco. Imaginemos alguém que não queira mudar sua personalidade ou desenvolver-se. Esta pessoa nunca vai conquistar Sabedoria e Compreensão. O “Eu” dela simplesmente se torna incompatível com o Conhecimento que ela estaria procurando atingir. Alguém que é sempre violento jamais conseguirá agir com a tranqüilidade do Sábio. Alguém que busca a runa da Saúde, não pode agir conforme sempre agiu comendo gordura e fumando, a runa da Saúde é incompatível com ela. Esta pessoa teria que se Transformar para conquistar estas duas Runas. Por exemplo, digamos que a Runa da Sabedoria fosse presenteada a esta pessoa. Instantaneamente grande parte de seu Ego e de sua Fundação iriam sofrer grande Transformação para se “adaptar” ao conhecimento adquirido através da Runa da Sabedoria. Compreende? A Runa muda a sua percepção sobre a Realidade. Porém na Realidade é o Inverso. Nenhum Mestre pode chegar e te dar a Runa da Sabedoria de graça. Você tem que se Transformar e se Adaptar a ela primeiro, e quando fizer isso com excelência, então poderá dizer que possui esta Runa. Isto quer dizer que para conquistar a Runa da Sabedoria, você teria que deixar de ser o você de agora, e passar a ser o Você que possui a runa da Sabedoria. Para você ser o dono da Runa da Saúde, você tem que deixar de ser o você de agora (o  que fuma e come gorduras) para ser o outro você (que se cuida e se exercita). Vendo por este ponto de vista, fica claro – pelo menos para mim – a Chave Secreta de “quando tu não for mais tu”.
                       Entretanto, juntamente com esta Runa Sagrada, vêm uma Segunda Runa, e esta por sua vez é bem polarizada. Aqueles que tiverem uma Vontade fraca, não conseguirão realizar nem uma nem outra Runa e ficará  preso nos grilhões de Por Que. Porém, aquele que tiver uma grande força de Vontade, no instante em que realizar a aquisição de uma Runa, automaticamente realizará as duas, quer seja a primeira runa, quer seja a segunda, uma complementa a outra.

                                                      SEGUNDA RUNA MÁGICA

                    A Segunda Runa é a do Eu Sou. É a Runa do Ser. Porém advém um grande obstáculo para a conquista desta Runa. Esta é a Runa da Metamorfose. Como Metamorfose implica em Profunda Transformação e Mudança, então o Maior Inimigo da Mudança obviamente teria que se manifestar, certo? E o pior é que este Inimigo não está fora de nós, ele está dentro: É o que chamamos de Ego.
                    De modo grosso, o Ego é tudo aquilo que nós pensamos sobre nós mesmos. O que nossa mente acha que somos. A partir desta informação é fácil perceber que a Personalidade é uma ferramenta do Ego. O que o Ego quer? O Objetivo do Ego é simples: Nos separar cada vez mais do Todo, nos fazendo perder o senso do Infinito criando uma Personalidade  Individual que nos torne cada vez mais separado de todas as coisas e todas as pessoas. Sempre que usamos a palavra Eu, Mim e Comigo estamos geralmente nos referindo ao Ego.
                     O Grande Problema aqui é que uma vez que o Ego tenha um medo gigantesco de Mudança e Transformação, ele vai fazer o possível para impedir esta mudança,  e ele é bem espertinho. A questão do Ego funciona mais ou menos assim: O Ego é preguiçoso e lento, ele esta acostumado com a estabilidade, mesmo que em coisas negativas. O que é estável, é bom para ele. Ele também está acostumado com o passado, e acha que o passado é imutável. O Ego tem medo de sofrer as dores e traumas da infância. Têm medo de experienciar aquela sensação ruim mais uma vez. E o Ego tem medo do Futuro. Imagine que uma Porta para o Futuro esta se abrindo e você não faz idéia do que tem atrás dela. Ela se abre lentamente para o seu Futuro... O Ego tem medo disto, o Ego quer sempre controlar, saber, raciocinar sobre todas as coisas. O Incerto e o Provável são ameaças para ele, e a arma dele é o Medo.
                     A Arma do Ego para se defender aqui é o seguinte: Ele Associa o Eu Sou com a Personalidade, o que por reação irá causar um Medo em você de se transformar e deixar sua Personalidade para trás. O Ego acha que a Personalidade é o seu Eu Verdadeiro, e assim você começa a temer pelas Mudanças que na verdade iriam te fazer bem. Aquelas famosas frases do tipo “Nossa, como você mudou” ou “Nossa, não estou te reconhecendo mais” são armas poderosas no fator Insegurança para o Ego. O Ego usa estas frases subliminarmente e é como se te fizesse sentir culpado por não corresponder mais as expectativas que as pessoas costumavam ter sobre você. Como se você fosse obrigado a continuar interpretando aquele velho papel para ser “Você Mesmo”.
                      A Piada é que quando você começa a querer ser Você, você começa a interpretar um papel e já não é mais você mesmo. Você se torna Você interpretando Você. Uma mascara em cima de uma mascara. E tudo isto gera ainda mais medo de Mudança e Transformação. O problema é que este Medo de Mudança é bem real e da para sentir verdadeiramente. O lado bom é que este medo apenas é grande e absurdo antes da primeira transformação. Uma vez que você conquiste esta Runa, nunca mais sentirá esse medo. Mas primeiro é preciso vencê-lo, e acredite em mim, é um grande obstáculo. A Ironia é que a Personalidade que o Ego tenta te convencer que é o Você Verdadeiro é exatamente a parte de você que é Falsa, que é Inventada pelo Ego. O Você Verdadeiro é o que existe por trás disto.
                       Uma vez que você enxergue além e compreenda que toda a sua Personalidade é apenas um conjunto de Escolhas, Hábitos, Costumes e Gostos que o seu Ego escolheu para que você se sinta Individualizado e mais separado de todas as coisas e pessoas, você começará a despertar a sua Visão e conquistará esta Runa Secreta. Quando passar pela Primeira Transformação, terá uma forte sensação de mudança. Poderá dizer que não reconhece mais aquele “Velho Você”, e que mudou muito em pouco tempo. Isto freqüentemente acontece com as pessoas que sofrem experiências de quase morte ou profundas transformações em seu modo de viver. Quando você conseguir passar este obstáculo do Medo da Mudança, você verá que o Você é o Ser. É o Eu Sou, é a Vida que anima o seu corpo, é o Espírito. E descobrirá que a Personalidade é apenas – e apenas – uma ferramenta que você utiliza para criar uma Individualidade. A Personalidade não é o seu Eu. A Personalidade não é Imutável. Quando descobrir isto, irá ver que você possui um leque de possibilidades diferentes de Personalidades que pode assumir quando quiser. Aquele que é Preso a uma Personalidade a vida inteira é um escravo do Ego. Aquele que domina este conceito terá a Personalidade como um grande aliado no trabalho hierofantico.
                        Ao longo dos anos, irá perceber que você se transformará varias vezes. E cada transformação será muito profunda – transformações que são necessárias para se adaptar ao acervo de Conhecimento e Sabedoria que irá adquirir ao longo do Caminho. Chegará em etapas que não reconhecerá sua Vida antes destas Transformações, e isto é muito bom. Isto é Ser. O Ser é Constante Desenvolvimento e Evolução. A Personalidade é estagnada e dura.

                                                     TRABALHO HIEROFÂNTICO

                       Conquistar estas duas runas é o primeiro passo para o Trabalho Hierofantico. São as duas Chaves Secretas que precisam ser adquiridas para possibilitar a Ascensão e a Compreensão. Se ficássemos presos a uma só Personalidade, em pouquíssimo tempo iríamos confrontar Conhecimento que não poderia se adaptar ao modo de vida de nossa Personalidade, e tal Conhecimento, por mais rico que fosse, seria inutilizado pelo Eu. Por isto se torna de extrema importância esta Runa Mágica, pois conforme adquirimos uma grande porção de Conhecimento, é necessário uma Transformação Interior para que o Conhecimento seja efetivado em nosso Ser. Quem é sempre a mesma pessoa jamais irá evoluir. Quem tem medo de mudança jamais trilhará o Caminho Mágico.
                       Ser é estar sempre em constante aprendizado e metamorfose. Uma larva se transforma em um casulo que se transforma em uma borboleta. A “larva” é a mesma que a borboleta? Ela se transformou, passou por uma metamorfose. Esta analogia é a mesma que se emprega em nossa situação. O Ser continua o mesmo, pois o Ser é infinito e imortal, mas a Forma de Manifestação que para nós é a Personalidade se transformará assim como a Borboleta. Compreender esta Chave é compreender que Dogmas e Verdades Absolutas são pedras no Caminho do desenvolvimento. Tudo que não se move, tudo que é imutável é um obstáculo. É assim que se começa o Trabalho Hierofantico, que só terminará na realização da Grande Obra.

 -Avgvstvs Delirium Kindred XIII°-

Nenhum comentário:

Postar um comentário