English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 25 de agosto de 2012

Lei da Analogia



“O QUE ESTÁ EM CIMA É COMO O QUE ESTÁ EMBAIXO, O QUE ESTÁ EMBAIXO É COMO O QUE ESTÁ EM CIMA” -Caibalion

                    Aqui se manifesta uma das Leis Herméticas em todo o seu esplendor: A Lei da Analogia. Outrora também chamada de Lei da Simpatia, Lei da Afinidade, e outros nomes. Um axioma muito antigo que através do tempo recebeu modificações pequenas para sistemas individuais, o mais famoso talvez seja: “Assim na Terra como no Céu”. O que é verdadeiro continuará verdadeiro, o que é imundo, também.
                    A Lei da Analogia basicamente nos mostra uma coisa: Em todos os planos de manifestação, as coisas mostram similaridades no modo geral de como funcionam. Nada é por acaso, e existe, por trás de tudo, uma analogia muito clara no método com o qual o Universo decide se manifestar. E então, se falamos assim do Macrocosmo, podemos dizer que isto é correto no Microcosmo também. O que isto significa? Alguns exemplos:
                   Os elétrons, nêutrons e prótons estão em perfeita harmonia simétricos em relação a suas orbitas, rotações e magnetizações assim como estão os Planetas e Estrelas. Se pegarmos a imagem da estrutura de um átomo e comparamos com o sistema solar, teremos uma analogia perfeita da natureza do Macrocosmo e do Microcosmo. As órbitas, rotações, constelações, estrutura atômica e planetária são perfeitamente idênticas dividindo apenas em proporção, a divisão entre os planetas sendo apenas a divisão entre as gametas do átomo. Assim como os planetas, os átomos estão em harmonia perfeita. Ora, nenhum átomo, assim como nenhum planeta, “simplesmente” saiu de órbita, certo? Ambos manifestam energia eletromagnética causando atração, e ambos possuem muita energia em seu núcleo. Isto é curioso de notar quando vemos cientistas usando exatamente isto para saber cada vez mais sobre a função do átomo e como este trabalha, e vice versa. Pois veja, que um átomo é quase inteiramente composto de vazio, vácuo, assim como o espaço sideral – tornando-o extremamente volátil.
                   Mais curioso ainda, é se procurarmos no Google a seguinte imagem: “Galáxias e Neurônios” – Muito enigmático perceber a Similaridade que existe entre a foto do conjunto de galáxias do universo com um neurônio do cérebro humano. É algo tão belo e perfeito que parece sublime à visão. Além desta, posso citar que se você observar o campo magnético do corpo  humano girando sobre si e compará-lo com o campo magnético da Via Láctea também teremos uma dessas similaridades estonteante.
                 Até mesmo a própria Vida e Morte entram neste conceito belíssimo de Analogia. Comparemos então a vida de um ser humano com a vida de uma árvore. Nossas sementes são fertilizadas, então temos um tempo de gestação, nascemos, crescemos, damos frutos, no reproduzimos e por fim morremos. Toda a Vida tem o seu ciclo natural que inevitavelmente acaba na Morte. Esta Analogia é perfeita para entender  como a Vida funciona. Vou mais além e decido comparar As Estações. Primavera como o Nascimento, as flores crescem, tudo na Natureza ganha vida. O Verão, a força do sol queimando, nos fazendo evoluir cada vez mais, o ápice da juventude e da energia. O Outono, o caminho do envelhecimento, da sabedoria, da introspecção da vida. E no final, novamente vem a Morte como Inverno. Trazendo o frio da quietude, o manto de Thanatos, que inevitavelmente nos deixa mais virados para dentro. E inverno, terminando em Morte, inevitavelmente dará início a Primavera mais uma vez, que agora será Renascimento. Percebe quantos ciclos deste a Natureza já fez e fará? O Homem está também perfeitamente sujeito a este ciclo natural da Natureza. Coincidências? Analogias.
                   As colônias gigantescas de formigas são talvez a analogia mais bela e clara que podemos usar a respeito da Sociedade. A Sociedade das formigas está dividida em hierarquias e perfeitamente distribuída. Algumas formigas são soldadas, feitas para proteger o formigueiro – que, diga-se de passagem, chega a ser uma maravilha de engenharia subterrânea. Enquanto outras são encarregadas de fazer reformas no formigueiro, cuidar do berçário, procurar alimentos e etc. Existem formigas que domesticam certos tipos de lagartas para usar a seda que provêm delas. Outras possuem verdadeiras hortas de fungos para se alimentarem. Os machos só servem para fecundar a Rainha no fantástico vôo nupcial das formigas, e depois são proibidos de entrar no formigueiro, e geralmente morrem. Tudo é separado em uma ordem de castas inviolável. Muito semelhante à sociedade moderna.
                  A Lei da Analogia se manifesta em todas as coisas, às vezes não conseguimos enxergar, mas é apenas o meio natural através do qual o Universo se manifesta. A maior de todas as Analogias talvez seja mesmo a do Macrocosmo e Microcosmo: O Homem e o Universo. É notoriamente ensinada a qualquer magista que ele é uma miniatura perfeita do Universo, e isto aqui se demonstra verdadeiro e plausível. Todo homem possui suas estrelas, suas constelações, suas galáxias, seus buracos-negros, seus sóis e planetas orbitando. Tudo é belo e perfeito na Esfera do Eu Sou assim como na Esfera do Macrocosmo. Mas aonde é que isto entra de maneira prática na Magicka? Eu digo que em tudo.
                   Quando queremos evocar uma grande idéia, o que fazemos? Procuramos suas relações com o macrocosmo! Procuramos o Planeta Regente, a Constelação, o Signo Alquímico, os metais, os perfumes, as madeiras, as cores, os espíritos e entidades. Analogia. Por que Afrodite é Vênus? Por que Morte é Saturno? Por que Guerra é Marte? Por que o Intelecto é Mercúrio? Tudo é uma perfeita Analogia simétrica entre o Microcosmo e o Macrocosmo. O maior estudo desta relação existe é o que chamamos de Cabala Hermética. Por isto, a um estudante de Ocultismo, é sempre muitíssimo recomendável que também seja um Cabalista.
                   O que são as Simpatias para o Amor? Vede! A Amarração, usando Bonecos para representar alguém, usando cordas e laços para amarrá-lo à outra pessoa, como que se atraindo elas de modo forçado. Isto também é manifestação da Analogia. Ou um Boneco Voodoo aonde o boneco é a representação de quem se quer ferir e as agulhas são a causadora de dor ou doenças. Usamos incenso para ser análogos ao Ar. Usamos o báculo para a Vontade. Tudo é perfeitamente Análogo ao Universo.  Nada é por acaso.  Alguém que procura despertar a intuição, pode fazer uma meditação análoga com a pedra regente, por exemplo, a Ametista. Alguém que quer elevação espiritual pode fazer acrescentar então o incenso de mirra. Também poderia adicionar as cartas do Tarot correspondentes à sephirah de Netzach, que é a sephirah de Vênus. Entender como usamos praticamente a Lei da Analogia é apenas fazer um estudo a respeito de tudo que fazemos para fazer uma invocação ou evocação, feitiços ou encantamentos, divinação ou iluminação.
                   Por que para os Egípcios a Deusa que representava a proteção contra o mal, que era Deusa-mãe da fertilidade, protetora do lar e da família era representada por uma gata? Qual é o mistério da Esfinge? Por que nosso Altar é virado para determinado ponto cardeal? Por que cada planeta tem sua hora específica, assim como cada divindade? Por que o Crepúsculo e a Aurora são tão peculiares? Por que os solstícios e equinócios são tão importantes para os Iniciados? De onde vêm as histórias dos gnomos, silfos, ondinas e salamandras? Por que os vulcões são tão impetuosos como nossos dias de cólera? Por que os rios seguem sempre seu ciclo, contornando qualquer obstáculo? Por que o Ar leva aroma, mas também leva doença? Por que a Terra é sempre abaixo e o Ar sempre acima? Ah... Analogias que se manifestam em todas as coisas... Sê tu a eterna fagulha de criação que nos torna permissível a compreensão de outros planos superiores de existência!

 -Avgvstvs Delerium Kindred XIII°-

Nenhum comentário:

Postar um comentário